07/12/2017 14h28

Medalha Mário de Andrade será entregue aos defensores do Patrimônio Cultural no Espírito Santo

Para homenagear a determinação e a dedicação de homens e mulheres que consagraram parte de suas vidas à defesa do Patrimônio Cultural no Espírito Santo, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realiza, na próxima quarta-feira (13), a cerimônia de entrega da “Medalha Mário de Andrade”. Serão agraciados a ex-servidora do Iphan Carol Abreu, o antropólogo e arqueólogo Celso Perota e o professor José Antônio de Carvalho. O evento acontece no auditório do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), às 16h.

A medalha resgata a figura do intelectual paulista e autor do anteprojeto de criação da Instituição. Ela foi criada para homenagear parceiros que contribuem para o reconhecimento     e preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. O objetivo da ação é valorizar a atuação de técnicos, servidores, intelectuais, representantes da sociedade civil e instituições públicas que estiveram junto com o Iphan em sua trajetória de 80 anos.

Desde outubro deste ano, a “Medalha Mário de Andrade” vem sendo concedida a diversas personalidades e instituições brasileiras, como agradecimento e reconhecimento oferecido a esses parceiros, pelo notório apoio na promoção e proteção dos bens culturais do Brasil, de modo a garantir suas permanências e usufrutos para as gerações atuais e futuras; no incentivo à continuidade dos trabalhos do Iphan; e nas ações que enaltecem e valorizam a riqueza cultural brasileira.

Homenageados

A servidora do Iphan, Carol Abreu, recebe a homenagem por seus serviços prestados ao Iphan entre 1990 e 2010, como Representante do Escritório Técnico no Espírito Santo, depois como profissional da 6a Sub-Regional II, e finalmente como Superintendente do Iphan no Espírito Santo.

Já o professor e mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Arte da Universidade de São Paulo (USP), José Antonio de Carvalho, se destacou como estudioso na área da história e do patrimônio cultural. Em 1982 publicou a obra “O Colégio e as residências dos jesuítas no Espírito Santo”, considerada referência sobre o acervo arquitetônico jesuítico do Estado. Também têm publicados vários artigos na Revista de Cultura da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Finalmente, o antropólogo e arqueólogo Celso Perota, professor aposentado da Ufes, será agraciado por sua experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueologia Pré-Histórica, e sua atuação nas áreas de Arqueologia pré-colonial e evolução paleoclimática e da paisagem. Perota desenvolveu diversos estudos arqueológicos no Espírito Santo, alguns deles no âmbito do Programa Nacional de Pesquisas Arqueológicas (1968-1975), sendo que a partir dos seus resultados, propôs um modelo interpretativo sobre a pré-história capixaba, que é seguido até os dias atuais.

Mário de Andrade

Intelectual, musicólogo, ensaísta, crítico literário e folclorista, Mário de Andrade é um dos principais nomes nas atividades de preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. Não só por sua contribuição formal, simbolizada no texto do anteprojeto de criação do Iphan; nem por suas produções artísticas de vanguarda, gravadas na história brasileira na Semana de Arte Moderna de 1922 e em obras como O Turista Aprendiz e Macunaíma; mas também por sua atuação incansável como verdadeiro etnógrafo da cultura nacional. Em suas vivências e andanças, Mário de Andrade olhou e narrou o país com admiração e crítica, buscando compreendê-lo em suas veredas e rios, nas artes, nos ritos e nos gostos de sua gente.

Entrega Medalha Mário de Andrade

Data: quarta-feira (13), às 16h.

Local: Auditório do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo. Endereço: Rua Sete de Setembro, nº 414, Centro, Vitória.

Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br