08/02/2023 15h17

Midiateca Capixaba: público pode compartilhar acervos da história do Carnaval no Estado

Registros farão parte do espaço “Folia na Midiateca! Memória de carnavais capixabas”, na plataforma on-line.

Com o intuito de resgatar e divulgar a história do Carnaval Capixaba, a Midiateca Capixaba abriu na plataforma on-line o espaço “Folia na Midiateca! Memória de carnavais capixabas” para que o público compartilhe suas memórias da maior festa popular brasileira. Registros que estejam conservados em fotos, arquivos de vídeo e áudio, entre outros documentos, podem ser enviados à Midiateca Capixaba por meio de um formulário on-line (LINK)Desde a tradição africana expressada no Congo de Roda d’Água, em Cariacica, passando pelos blocos de rua no interior e na Grande Vitória, sem nunca esquecer do desfile das escolas de samba, no Sambão do Povo, o Espírito Santo sempre reverenciou seus diferentes carnavais e a chegada de novas formas de folia, com o passar dos anos.

Os registros enviados à Midiateca Capixaba podem ser compartilhados na plataforma on-line, e o tamanho do arquivo deve ser de, no máximo, 40 megabytes. É uma medida simples que permite que a equipe da Midiateca cuide para que todo o material disponível na plataforma siga os melhores critérios de qualidade.

> Envie seu registro de Carnaval até o dia 31 de março, por meio do link abaixo:

> COLABORE COM O ESPAÇO “Folia na Midiateca! Memória de carnavais capixabas” 

O colaborador pode inserir quantos itens quiser: textos, pdfs, links e imagens. Lembrando sempre de colocar título, descrição, data e autoria, entre outras informações obrigatórias. Caso o arquivo não esteja em domínio público, é importante deter ou ter permissão dos direitos autorais do conteúdo. O formulário está dentro da página da campanha.

“Essa campanha dá início ao eixo da participação social na plataforma para a colaboração coletiva, visando à criação de um acervo representativo da história e da memória do Espírito Santo. O Carnaval conecta diferentes atores, em uma diversidade de expressões da cultura popular no território capixaba, e, por meio dessa campanha, esses elementos estarão integrados neste ambiente virtual para acesso e pesquisa”, ressaltou a museóloga da Secretaria da Cultura (Secult) e coordenadora da Midiateca Capixaba, Paula Nunes.

Dúvidas? Encaminhe um e-mail para midiatecacapixaba@secult.es.gov.br ou ligue para os telefones (27) 3636.7123 e (27) 3636.7126.

 

Midiateca Capixaba

Plataforma on-line e gratuita, a Midiateca Capixaba reúne todo um acervo de documentos, fotografias, vídeos, matérias de jornal, músicas, artes gráficas, livros, obras de arte e filmes produzidos no Espírito Santo. Qualquer pessoa pode acessar a plataforma pelo link: www.midiateca.es.gov.br  O projeto conta com convênio celebrado entre a Secult, a Universidade de Brasília (UnB) e a Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), além de contar com cooperação técnica com o Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil e o Instituto Oi Futuro, e parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

 

Informações à Imprensa: 

Assessoria de Comunicação da Secult

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac / Juliana Nobre

(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 99902-1627

secultjornalismo@gmail.com  / comunicacao@secult.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard