05/03/2018 12h55

Mostra com obras inspiradas na exposição 'RB 40' em cartaz no Palácio Anchieta

A mostra é fruto de oficinas educativas ministradas para crianças e adolescentes da Rede Pública Estadual

  A experiência de aprendizagem fora da sala de aula consiste num momento ímpar tanto para alunos como professores. Como parte das ações da exposição “RB - Ronaldo Barbosa 40 anos de arte e design”, a equipe Educativa do Palácio Anchieta buscou a partir de referências da área de Arte Educação, junto da aprendizagem mediada, construir oficinas que possibilitassem unir a experiência de aprendizagem com elementos lúdicos mediados e a bagagem histórica e cultural de cada educando.

A equipe realizou oficinas no período de julho a novembro de 2017, recebendo 65 professores e 744, entre 12 a 70 anos, das turmas da Educação Básica e EJA (Ensino de Jovens e Adultos), levando os participantes a experimentar duas vivências distintas; oficina com desenho/gravura e oficina de estuque.

Como resultado, a equipe de educadores montou na Sala da Oficina Educativa uma exposição destes trabalhos, que reúnem diversas técnicas artísticas como: design gráfico, impressões gráficas, estamparias étnicas e florais sobre suportes variados, desenhos livre e de observação, pinturas sobre telas e objetos tridimensionais. O público pode visitar a exposição

A oficina teve o desenho como ferramenta principal ao estimular a produção livre, tomando por principio a ideia que desenhar é algo essencial ao espírito humano. Assim, a partir das produções de Ronaldo Barbosa, foi estimulado o conceito de produção livre por meio das diversas faces desse artista e suas várias formas de enxergar e interpretar o mundo.

O modo que as memórias afloraram a partir do desenho livre foi notório. O papel encarnado em representação: os quartos onde passam grande parte do dia, banheiros, igrejas, paisagens com sol e montanhas, pátio da escola, praias, árvores. Alguns representaram pessoas e outros ainda objetos como: celulares, guitarras, formas de corações, bonés, logomarcas e etc.

  Contamos com a participação e ajuda dos professores e profissionais da escola que acompanhavam suas turmas desde a distribuição dos materiais durante as oficinas, aos estímulos e apoio no momento de criação. Desta forma, o trabalho dos professores se estendeu às escolas em que atuavam desencadeando desdobramentos e experiências que foram além das expectativas da equipe educativa do Palácio Anchieta e até mesmo dos próprios docentes. 

 Confira as escolas participantes do projeto:

EEEFM Profª Mª Olinda de Oliveira Menezes, EEEFM Saturnino Rangel Mauro, EEEFM São João Batista, EEEFM José Vitor Filho, EEEFM Jesus Cristo Rei, EEEFM Prof. Joaquim Barbosa Quitiba, EEEFM Teotônio Brandão Vilela, EEEFM Zaíra Manhães de Andrade, EEEFM Dr. José Moysés, EEEFM Francisco Nascimento, EEEFM Rosa Maria Reis, EEEFM Alzira Ramos, EEEFM José Leão Nunes, EEEFM Elza Lemos Andreatta.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard