23/09/2019 16h52

Museu do Colono apresenta exposição ‘O Requinte de Expor uma Mesa’

A mostra faz parte da programação da 13ª Primavera nos Museus e estará em cartaz nesta quinta (26).

Você já imaginou como era um café da manhã no século 19? O Museu do Colono, em Santa Leopoldina, apresenta, nesta quinta-feira (26), a exposição “O Requinte de Expor uma Mesa”, a partir das 9 horas. Em um clima de viagem no tempo, serão exibidos objetos como porcelanas de limoges e louças antigas.

As peças foram compradas para o batizado do Dr. Luiz Holzmeister, ex-prefeito do município (1916 -1918) que viveu na residência antes de o local se tornar museu, no ano de 1969. A exposição integra a programação nacional da 13ª Primavera dos Museus e a entrada é franca.

Também na quinta-feira, às 14h, um grupo de alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Alice Holzmeister vai apresentar a atividade “Museus por dentro, por dentro dos museus”. O objetivo desse encontro é convidar a comunidade para refletir, discutir e trocar experiências sobre importância do Museu do Colono no município.

Os visitantes também irão poder conferir o ambiente residencial da família Holzmeister, com mobiliário, obras de arte, livros e documentos particulares, escrituras, cartas, bilhetes e cartões.

Museu-casa

Localizado em Santa Leopoldina, o Museu do Colono é um museu-casa com mobiliário pertencente à família Holzmeister, imigrantes da Áustria. Os descendentes viveram na residência de 1877 até 1969, quando o Governo do Estado adquiriu o imóvel, que hoje é patrimônio tombado pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC).

Após a última reforma em 2018, cerca de 500 itens entre móveis, obras de artes, fotografias e documentos em geral foram restaurados além das obras no próprio prédio do museu. Obras de acessibilidade para permitir o acesso de pessoas nos dois pavimentos foram feitas. Uma rampa e um elevador foram construídos para facilitar o acesso de turistas e visitantes.

13ª Primavera dos Museus

 

De 23 a 29 de setembro acontece em todo país a 13ª Primavera dos Museus, com o tema “Museus por dentro, por dentro dos museus”. O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e oferece ao público uma programação diversificada e repleta de atrações: oficinas, visitas mediadas, palestras, entre outras. Confira a programação no link: http://www.museus.gov.br

 

Serviço:
Exposição “O Requinte de Expor uma Mesa”
Data: 26 de setembro
Horário: 09 às 17 horas.
Local: Museu do Colono. Avenida Presidente Vargas, 1501 - Santa Leopoldina.
Mais informações: (27) 3266-1250 ou pelo e-mail:
museudocolono@secult.es.gov.br.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac

(27) 3636-7111/99753-7583/99902-1627

secultjornalismo@gmail.com

comunicacao@secult.es.gov.br

https://www.facebook.com/SecultES/

https://www.instagram.com/secult.es/

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard