Nova diretoria do Arquivo Público toma posse
Nova diretoria do Arquivo Público toma posse
Em solenidade realizada na noite da última quinta-feira (16), o vice-governador do Estado, César Colnago, empossou a nova diretoria do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES). Como diretor geral assumiu o jornalista Cilmar Cesconetto Franceschetto, idealizador e pesquisador do projeto “Imigrantes” e do “Arquivo Itinerante”. Autor de quatro livros sobre a história do Espírito Santo, é também coordenador editorial da “Coleção Canaã”, com 23 obras publicadas. No cargo de diretor técnico administrativo foi empossado o economista, especialista em Gestão Pública, MBA em Finanças e mestrando em Política Pública e Desenvolvimento Social, Augusto César Gobbi Fraga.
Segundo Cilmar Franceschetto, a atual estrutura do APEES é um espaço que valoriza a consulta ao acervo documental e favorece a pesquisa. Cilmar destaca a relevância da expansão das parcerias com as instituições de ensino e a atuação do órgão junto à gestão documental das demais entidades do executivo. Ressalta ainda a inserção das atividades na era digital. “Com os novos modos de produzir e acessar as informações, priorizaremos a reprodução e publicação online de parte do nosso acervo, seja por meio da microfilmagem ou adquirindo novos equipamentos de digitalização, preservando-se os originais e potencializando o estudo da história”, afirma.
Para o secretário de Estado da Cultura, João Gualberto Vasconcelos, o Arquivo Público tem um grande potencial enquanto um espaço de cultura e socialização, sendo um dos objetivos da atual gestão abrir cada vez mais a instituição à sociedade, por meio de eventos e ações de produção e divulgação de informações.
O vice-governador do Estado, César Colnago, afirma que o APEES é peça-chave para a melhoria da boa governança e para o atendimento das demandas relacionadas à cidadania, como, por exemplo, informações sobre os atos governamentais, andamento e solução de questões administrativas, econômicas e jurídicas, bem como dados sobre saúde, educação, meio ambiente, história dos municípios e o cotidiano capixaba. “O Arquivo Público é um órgão indispensável para o planejamento, controle, transparência, eficácia e efetividade da administração. E temos a certeza que a gestão está entregue em boas mãos dada a experiência do pesquisador Cilmar Franceschetto e toda sua equipe”.
Informações à imprensa:
Arquivo Público do Estado do Espírito Santo
Jória Motta Scolforo
3636-6117/99633-3558
comunicacao@ape.es.gov.br
Facebook:Arquivo Público do Estado do Espírito Santo
Instagram:ArquivoPublicoES