07/06/2018 18h51 - Atualizado em 08/06/2018 11h48

O Cotidiano é tema da nova sessão do Cineclube Afoxé

No mês de junho, o Cineclube Afoxé faz sua terceira exibição, dessa vez no Arquivo Público do Espírito Santo. O evento acontece nesta sexta-feira (08), às 18h30. Serão exibidos dois curtas: “Cinzas”, de Larissa Fulana de Tal, e “Sujeito Objeto”, de Djalma Calmon, ambas as produções oriundas de realizadores da Bahia. A sessão faz parte da programação cultural da “2ª Semana Nacional de Arquivos”, uma ação realizada em parceria entre o Arquivo Público, o Arquivo Municipal de Vitória e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A entrada é franca.

O cotidiano como espaço e tempo de microrresistências ao sistema opressor ao qual todos estão expostos é abordado nos dois curtas-metragens de ficção. Em “Cinzas”, Toni é um homem negro na labuta diária para se equilibrar a vida entre o trabalho, o estudo e a família. Em “Sujeito objeto”, Pedro é ator que trabalha como artista de rua para sustentar a família. Toni e Pedro são personagens que falam sobre a vida da maioria da população negra brasileira, que arquiteta modos de vida para resistir ao racismo.

Após a exibição, uma roda de conversa vai debater com a plateia temas abordados pelos filmes. Dessa vez, a roda de conversa conta a participação de mulheres moradoras do Centro: Claudia Queiroz, Ivana Araújo e Zilda de Aquino. A mediação ficará com Rozilene de Sá.

Sobre o Cineclube Afoxé

O Cineclube Afoxé é um dos projetos contemplados, no ano passado, pelo edital de Desenvolvimento e Manutenção do Cineclubismo da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Promovido pelo Coletivo Afoxé, que reúne mulheres negras capixabas, ele exibe, em diferentes espaços públicos ou culturais da região do Centro de Vitória, exibe filmes de diretoras ou que tratem das condições de vida das mulheres negras. As sessões ocorrem periodicamente, ao longo de 2018, em praças, escadarias e outros espaços públicos ou culturais, promovendo o debate acerca dos temas presentes nos filmes e na realidade do Espírito Santo.

Data: sexta-feira (08)

Horário: 19 horas

Local: Garagem do Arquivo Público do Espírito Santo. Endereço: Rua Sete de Setembro, 414, Centro de Vitória.

Filmes: “Cinzas” e “Sujeito Objeto”

Sobre os filmes

“Cinzas”, de Larissa Fulana de Tal

(Ficção, 2015, 15 minutos)

“Cinzas” é um filme que trata do cotidiano de Toni, um personagem fictício, mas que se assemelha à vivência de muitos outros personagens reais.

“Sujeito Objeto”, de Djalma Calmon

(Ficção, 2017, 14 minutos)

O filme “Sujeito Objeto” é sobre Pedro e Renata. Ele, um ator de rua, uma estátua viva que por conta dessa conjuntura se tornou seu próprio personagem: calado e duro. Renata é viva, mas aos poucos está morrendo por dentro, lutando contra o tempo e as dificuldades da dura vida.

Sobre a roda de conversa

Claudia Queiroz é mulher negra, mãe, pedagoga e empreendedora. Além de trabalhar como pedagoga no Centro de Convivência da Terceira Idade, divide o tempo levando moda para mulheres por meio da sua marca Cacau Modas. Claudia foi uma das homenageadas na edição espacial da Revista.Ag 10 anos: história de mulheres que fazem a diferença

Ivana Araújo é publicitária e moradora do centro de Vitória. Trabalhou como Produtora Cultural da Prefeitura de Vitória durante 18 anos, atualmente trabalha no Arquivo Público do Espírito Santo.

Zilda de Aquino é a proprietária do Bar da Zilda, o bar mais tradicional do Centro de Vitória.

A mediação da roda de conversa ficará com Rozilene Aparecida de Sá, ou Rozí, como é conhecida. Ela é estudante de Direito e tem reconhecido trabalho em educação para as relações raciais, sua participação ativa nas ações culturais que revitalizam o cotidiano do Centro Histórico de Vitória, atua na diretoria da Escola de Samba Unidos da Piedade, no Coletivo Afoxé, na Amacentro e Bloco Amarra o Burro. Proprietária do Salão Avivar, que há 20 anos contribui na estética das negras e negros capixabas.

Carol Veiga / Erika Piskac / Danilo Ferraz

secultes.imprensa@gmail.com