10/05/2016 15h32

“O Negro no Cenário Capixaba” traz exposição fotográfica, roda de conversa e música à sede do Arquivo Público

O Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) sediará, nesta terça-feira (27), a partir das 19 horas, o evento “O Negro no Cenário Capixaba” que contará com exposição fotográfica, roda de conversa com o tema “Invisibilidade” e apresentações musicais. A psicopedagoga e proprietária do Avivar, salão especializado em estética afro, Rozi de Sá, é a idealizadora da atividade, realizada em parceria com o APEES e o Instituto Elimu.

“Além do trabalho cotidiano no salão, tenho me preocupado em desenvolver cursos, desfiles e exposições para chamar atenção para a necessidade de valorização dos negros. Essa vontade se fortaleceu após visitar gráficas para a elaboração de materiais para o meu empreendimento e perceber a ausência de modelos negros nos catálogos comerciais. Refletir e modificar essa ‘invisibilidade’ é o que busco e para isso utilizo diversos meios, como exposição de fotos - que nos mostrem inseridos na cultura, na moda e na arte – apresentações culturais e outras ações” destaca Rozi.

Foto: Lino Feletti

A exposição fotográfica contemplará os trabalhos de Kelimar Dias Malta, Caio Perim, Lino Feletti, Sandro Silva e Tião Xará. Rozi de Sá destaca que se trata de materiais que envolvem grande sensibilidade e buscam direcionar o olhar aos negros no cenário capixaba, principalmente no âmbito da arte, mostrando o poder cultural que possuem. “Buscamos mostrar aos visitantes a beleza negra e destacar que não devemos ser temas de fotos apenas em situações de dificuldades, como é o mais comum, mas também em momentos de lazer e ricas manifestações culturais” afirma. A exposição permanecerá no arquivo durante um mês.

Outra atração do evento será a roda de conversa que abordará a “Invisibilidade”. Participarão do debate o vereador da Câmara de Vitória, Eliézer Tavares, propositor de projeto de lei para reserva de vagas para afrodescendentes em concursos públicos na cidade de Vitória; o coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Gustavo Forde; a gerente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos, Vanda de Souza Vieira e o professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e coordenador do mestrado em Ciências Sociais, Osvaldo Martins de Oliveira.

Foto: Lino Feletti

Finalizando a programação, o momento “Ambiente Afro-Brasileiro” trará apresentações musicais com repertório específico de compositores negros, cantados por Cecitônio Coelho, Edson Papo Furado e Betinho Capoeira.

Serviço:
O Negro no Cenário Capixaba
Local: sede do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo
Rua 07 de Setembro, nº 414, Centro, Vitória (anexo ao Palácio da Fonte Grande)
Horário: 19 horas.