19/05/2020 13h06

O que você deve saber para inscrever sua proposta no Edital Emergencial da Cultura

A  Secretaria da Cultura do Espírito Santo (Secult) vai abrir, entre os dias 20 de maio a 1 de junho, a segunda janela de inscrições para o Edital Emergencial da Cultura. O Edital foi pensado como instrumento para amenizar o impacto da paralisação do setor artístico durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). A seleção, feita em caráter emergencial, já contemplou 150 prêmios em sua primeira janela de inscrições e agora, segue para sua segunda etapa contemplando mais 150 propostas, com prêmios de R$ 1.200,00 cada. Os recursos são do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) e farão parte de uma programação executada e divulgada pela Secult.

O Edital emergencial é dividido em dois eixos. Com o cancelamento de eventos culturais em todo o Estado para evitar aglomerações, o eixo de apresentações on-line é uma saída para a atuação de profissionais da cultura. Já no eixo de apresentações presenciais, as propostas serão executadas após  o término do Estado de Emergência em saúde pública, com foco em grupos mais vulneráveis, como os da cultura popular e o do circo, que têm menos acesso à internet ou dependem de apresentações presenciais. Os prêmios são divididos: Cinquenta prêmios vão para apresentações presenciais e 100 prêmios para apresentações on-line.

A divisão dos prêmios também se dá por municípios no eixo on-line: 60 para municípios de até 30 mil habitantes; 40 para municípios com população entre 30 e 100 mil habitantes e 100 prêmios para cidades com mais de 100 mil habitantes.

Organizamos as principais informações que você precisa saber para se preparar com antecedência. Você pode ler o Edital na íntegra, assistir a live que explica passo a passo o edital, disponível no Youtube e no Facebook, ou tirar suas dúvidas mais específicas pelos nossos canais, Instagram e Facebook e nos telefones: 3636 7115/ 7116. 

Edital Emergencial da Cultura: Confira respostas para dúvidas frequentes

Quem pode participar?

Artistas, técnicos, músicos, atores, moviemakers, sonoplastas, iluminadores, fotógrafos e demais agentes culturais. Lembrando que, os agentes culturais precisam residir no Estado há dois anos e, no ato da inscrição, é necessário ter ou fazer o cadastro em pessoa Física em seu nome na plataforma on-line Prosas.

O que propor?

São infinitas as possibilidades de ideias que podem virar propostas. O edital pode contemplar projetos de apresentação artística, capacitação e qualificação de algum saber fazer. Vale performance, workshop de fotografia ou cinema, apresentações on-line de teatro, dança, contação de histórias, performance, circo, leitura dramática, música, sets de DJ e outros formatos artísticos, desde que apresentados individualmente.

Como se inscrever? 

As inscrições serão feitas por plataforma online disponível no portal da Secult. No ato da inscrição, o proponente tem que se inscrever como pessoa física, depois, no momento da contratação, o proponente pode indicar o seu MEI (Microempreendedor individual) para receber a premiação.  

Leia o edital na íntegra AQUI

O que não pode: a participação de Pessoas Jurídicas, membros da Comissão Julgadora, menores de 18 anos e funcionários da Secult, bem como de parentes de até segundo grau de funcionários da Secretaria ou membros da comissão. 

E lembre-se: É uma proposta e não projeto. A ideia é que proposta seja pensada e executada por uma só pessoa, de dentro de sua casa, realizando com os recursos disponíveis e a sua criatividade. 

Sobre os eixos: 

O eixo 1, “Propostas de Conteúdo Individual Transmitidas por Meio Audiovisual”, podem se inscrever projetos de apresentações on-line. O foco também é nos trabalhadores da economia criativa que estão impedidos de trabalhar, devido à restrição na realização de eventos, de modo que podem ser propostas oficinas em todas as áreas artísticas, inclusive a técnica, como iluminação cênica, mixagem de som, produção e outros. O edital especifica ainda que é possível propor outras formas de apresentações on-line devidamente justificadas na inscrição. Todas as questões serão analisadas pela Comissão Julgadora, considerando as especificidades em cada fazer artístico.

No Eixo 2, “Propostas Artísticas a Serem Executadas de Forma Presencial”, podem se inscrever propostas de números circenses, esquetes teatrais, performances e outras formas de expressão artística que envolvam agentes culturais mais vulneráveis, na modalidade individual ou em dupla. Neste eixo também cabem propostas que possam contribuir para o conhecimento, a difusão e a valorização das diferentes manifestações culturais populares do Espírito Santo.

Atividades de formação, qualificação e capacitação no eixo presencial devem ter duração mínima de 60 minutos e máxima de 120 minutos. O conteúdo a ser abordado deve ser apresentado no ato da inscrição.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Aline Dias / Danilo Ferraz  /  Erika Piskac /

(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 999021627

secultjornalismo@gmail.com

comunicacao@secult.es.gov.br

https://www.facebook.com/SecultES/

https://www.instagram.com/secult.es/

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard