20/06/2017 16h12 - Atualizado em 20/06/2017 16h16

Os retratos familiares de Nilge Gouveia Limeira são tema de exposição no Arquivo Público

Uma coleção de cinco mil fotografias, pertencente à escritora capixaba Nilge Gouveia Limeira, após ser identificada e digitalizada, será doada ao Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES). A exposição “Retratos Familiares: Nilge Gouveia Limeira”, que será aberta no dia 28 de junho, às 18h30, marcará o ato de cessão do acervo. A ação cultural é uma parceria da empresa Empório Capixaba com o APEES e conta com financiamento da Lei Rubem Braga.

A coordenadora da Mostra, a socióloga Diovani Favoreto, afirma que o projeto surgiu após os filhos de Nilge, Thales e Fabíola Gouveia Limeira, demonstrarem interesse em difundir as milhares de imagens guardadas pela mãe, em um recorte temporal que se inicia no final do século XIX até 2008, ano de falecimento da autora. “Vale citar o valor histórico da coleção, uma vez que Nilge foi figura ativa em algumas das principais entidades culturais e sociais do Espírito Santo. As fotografias ilustram esse fato de forma rica e abrangente”.

Diovani explica que a metodologia adotada foi a identificação de cada um dos cinco mil retratos, por meio de entrevista com os filhos para marcar os locais, datas e personagens dos materiais. Todo o processo foi gravado com câmera digital e depois transcrito por uma equipe multidisciplinar. Durante a etapa de preservação física as peças foram acondicionadas e embaladas e serão preservadas em estantes devidamente aclimatadas. Além disso, todas as imagens foram digitalizadas.

O conteúdo do acervo é formado por fotografias de aniversários, batizados, casamentos, eventos sociais, lançamentos de livros, visitas, paisagens urbanas e naturais, dentre outros. “Ao ser doado ao Arquivo Público ele torna-se um patrimônio documental histórico e está apto a contribuir para a produção do conhecimento e fortalecimento da memória local e regional, além de se constituir como fonte para pesquisas”, destaca Favoreto.

Nilge Gouveia Limeira

Nascida em Vitória, em abril de 1922, Nilge Gouveia Limeira nutriu ao longo da vida um grande interesse em registrar os acontecimentos do cotidiano. Por meio das imagens e dos seus textos literários deixou marcadas as suas histórias e sentimentos. É autora de quatro livros: “As crônicas de bolso”, “Nilge Limeira e seu canto de vida”, “Três momentos” e “Sandálias não caminham”. Suas crônicas também foram publicadas em coletâneas e jornais do Estado, principalmente em A Gazeta. Em 1992 assumiu a cadeira nº27 da Academia Feminina Espírito-Santense de Letras.

Serviço:

Abertura da Exposição “Retratos Familiares: Nilge Gouveia Limeira”

28 de junho (quarta-feira)

18h30

Arquivo Público do Estado do Espírito Santo

Rua Sete de Setembro, nº 414, Centro, Vitória

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard