Palestra debate a cidade de Vitória e seus monumentos
Para debater os simbolismos geográficos, históricos e culturais da cidade de Vitória, o Arquivo Público do Estado do Espírito Santo recebe a palestra “Vida, onde está sua Vitória?”, nesta quinta-feira, às 19h. Ela será ministrada pelo escritor e pintor, Gilbert Chaudanne, em homenagem à capital capixaba no mês que ela completa 466 anos.
Na discussão será feita uma análise do imaginário da cidade e a sua localização. Serão abordados também alguns dos seus principais monumentos, como a Catedral, o Convento de São Francisco e as igrejas do Rosário e de São Gonçalo. “Quero mostrar que um espaço urbano não é só um amontoado de casas e prédios. O meu estudo não é especificamente histórico ou geográfico, é sobre a significação que se constrói não apenas arquitetonicamente, mas simbolicamente. Isso se chama ‘Espírito do Lugar’”.
Gilbert Chaudanne
Artista francês radicado no Espírito Santo, Chaudanne teve uma participação de destaque nas áreas das artes plásticas, literatura e teatro nas décadas de 1980 e 1990, com uma vasta produção artística no Espírito Santo. O artista também trabalhou pela preservação da memória das artes capixabas, produziu inúmeros trabalhos e criou diversas e originais obras: 16 livros artesanais; participação em mais de 18 obras com texto de apresentação ou ilustrações; mais de 300 palestras proferidas; 800 cartazes artesanais de divulgação de eventos ou projetos; mais de 2 mil pinturas e mais de 100 exposições entre coletivas e individuais.
Serviço
Palestra: Vida, onde está sua Vitória? por Gilbert Chaudanne.
Horário: 19h.
Local: sede do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo.
Rua Sete de Setembro, nº 414, Centro de Vitória.