28/04/2022 15h52

Parceria entre Secult e Wikipedia busca informação colaborativa e livre

O Wiki Concurso ‘Wiki Loves Espírito Santo’ contribui para a visibilidade da cultura e do conhecimento sobre o Estado, com prêmios de até R$ 2.500.

Já pensou em editar verbetes sobre o Espírito Santo no Wikipédia e ganhar prêmios? O Wikiconcurso ‘Wiki Loves Espírito Santo’ é uma competição de edições na Wikipédia que busca incentivar a melhoria da qualidade da informação na internet em português sobre o Estado. A iniciativa é uma parceria entre o Wiki Movimento Brasil (WMB) e a Secretaria da Cultura (Secult) e o prazo para as edições ficará aberto até dia 12 de junho de 2022.


Conheça as regras de participação AQUI

Assista a live de lançamento do Wiki Concurso ‘Wiki Loves Espírito Santo:

https://www.youtube.com/watch?v=XthtxPiMwJg&t=1s

Qualquer pessoa que respeite as regras da Wikipédia pode participar do Wikiconcurso Wiki Loves Espírito Santo. Basta criar uma conta de usuário nos projetos Wikimedia, escolher ao menos um entre os artigos que fazem parte da lista de artigos definida para o concurso, e começar as edições até o dia 12 de julho de 2022. Poderão ser aprimorados todos os verbetes que façam parte da lista de artigos definida para o concurso, que está dividida em quatro eixos temáticos: patrimônio histórico e cultural, festividades e religiosidade, territórios e paisagens, biografias e diversidade. 

Confira AQUI a lista de verbetes que ainda não foram criados, com a marcação em vermelho, e/ou os que ainda precisam ser aprimorados, que estão marcados em azul.

O concurso 

O Wikiconcurso Wiki Loves Espírito Santo é uma das atividades que integram o Wiki Loves Espírito Santo, iniciativa que visa a melhorar a qualidade das informações sobre o Estado do Espírito Santo nos projetos Wikimedia. A partir da cooperação entre a comunidade wiki e instituições locais, o projeto busca melhorar a cobertura de informações sobre o Estado, que atualmente ainda é baixa. Exemplo disso é que dos 78 municípios do Espírito Santo, apenas 32 têm imagens no Wikidata, e só 15 têm imagens no Wikimedia Commons, afetando a sua representatividade na Internet.

Acesse a página do Wikiconcurso Wiki Loves Espírito Santo e confira as regras: https://w.wiki/4xqU

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac

(27) 3636-7111/99753-7583/99902-1627

 secultjornalismo@gmail.com

comunicacao@secult.es.gov.br

https://www.facebook.com/SecultES/

https://www.instagram.com/secult.es

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard