13/12/2018 16h42 - Atualizado em 13/12/2018 16h52

Plataforma Digital amplia a digitalização e divulgação do acervo do Arquivo Público

O uso da tecnologia para a digitalização e divulgação dos documentos arquivísticos é uma importante ferramenta para o acesso e a difusão da informação. Para aprimorar e modernizar as suas ações, o Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) está expandindo a utilização das plataformas digitais com a adesão ao software livre ICA-AtoM (Conselho Internacional de Arquivos - Acesso à Memória) que entra no ar nesta quinta-feira (13), promovendo melhor preservação e segurança do patrimônio documental. Nele, diversos materiais do acervo estarão disponíveis para visualização e consulta, com a inserção constante de novos elementos.

O ICA-AtoM é um aplicativo para web específico para atividades de descrição arquivística em conformidade com os padrões do Conselho Internacional de Arquivos. Ele é utilizado em mais de 250 instituições de todo o mundo, como o Arquivo Nacional e o Arquivo Público do Estado de São Paulo. Foi desenvolvido com o objetivo de ser um instrumento gratuito e de fácil manejo às entidades de guarda documental, visando ao aumento do acesso aos dados e à preservação dos originais.  Além disso, proporciona uma maior agilidade nos processos de consulta, pois os pesquisadores encontram os documentos em formato digital, devidamente descritos e organizados.

O programa pode ser acessado por meio do site do Arquivo Público www.ape.es.gov.br, em "Acervo Online", ou pelo link: http://201.62.44.38/index.php/arquivo-publico-do-estado-do-espirito-santoJá estão disponíveis, atualmente, mais de 4 mil fotografias, desde os anos iniciais do século XIX até a década de 1990, que trazem o cotidiano do Espírito Santo, as transformações do espaço urbano, os atos oficiais do governo e as solenidades. Tem-se, por exemplo, o álbum os “Botocudos do Rio Doce”, com 20 fotografias dos anos de 1909, feitas por Walter Garbe. Destaca-se também o livro 66, do Fundo Governadoria, no qual foram digitalizados 528 documentos que trazem informações sobre a escravidão negra na Província nos anos de 1813 a 1888. A página está em processo de customização e será constantemente atualizada.

Informações à Imprensa:

Arquivo Público do Estado do Espírito Santo

Jória Motta Scolforo

3636-6117/99633-3558

comunicacao@ape.es.gov.br

Facebook:Arquivo Público do Estado do Espírito Santo

Instagram:ArquivoPublicoES

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard