06/04/2018 09h46

Polícia Militar resgata a história de sua criação

Em meio às comemorações de seu aniversário de 183 anos, a Polícia Militar do Espírito Santo resgata sua história de criação. Em consulta ao Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, a PMES teve acesso ao decreto que deu origem à Instituição.

O ato de criação da Polícia Militar do Espírito se deu por meio da Lei Provincial nº 09, de 06 de abril de 1835. Tal lei foi decretada e aprovada pela Assembleia Legislativa Provincial, e sancionada pelo presidente da província, Manoel José Pires da Silva Pontes.

O presidente, diante do cenário de turbulências e revoltas que acometiam o país na ocasião, reorganizou sua força militar criando a Companhia de Guarda de Polícia Provincial. Essa foi a primeira denominação da PMES. Sua composição era de três oficiais subalternos, um primeiro sargento, dois segundos sargentos, um furriel, seis cabos, dois cornetas e cem soldados.

O original do decreto de criação da PMES e fotos antigas da Instituição estão disponíveis para consulta no acervo do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo.

Esse e outros documentos, além das imagens, contam um pouco da história da PMES. Ao longo do tempo a força pública do Estado do Espírito Santo passou por várias mudanças estruturais, recebendo diferentes denominações. Sua história interage com a do Estado, o que a torna um patrimônio para o povo capixaba.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES
TENENTE CORONEL MARCELO CORREA MUNIZ
Tel. 27 - 3636-8715 / 3636-8717
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857