26/07/2016 11h44 - Atualizado em 01/09/2016 15h17

Primeiro aplicativo que traduz idioma Pomerano já está disponível

Original da região da Pomerânia – uma região histórica e geográfica, situada no norte da Polônia e da Alemanha –, e tido como quase desconhecido na própria Alemanha, o idioma Pomerano é utilizado por muitos descendentes espalhados pelo Brasil e o mundo. Aqui no Estado, o município de Santa Maria de Jetibá é seguramente uma das comunidades em que mais se utiliza esta língua. Por isso, a comunidade tem procurado promover a manutenção do idioma e de outras expressões culturais pomeranas, por meio de ações educativas.

Pensando nisso, o pedagogo e administrador de empresas, Hilderson Jacob, ajudou a desenvolver o aplicativo “Aprenda Pomerano”, para dispositivos móveis (celular e tablet). Ao acessar o aplicativo, o usuário terá diversas funcionalidades de tradução, como a tradução em tempo real, por voz. O programa já está disponível para download gratuito, para Android, na Google Play.

O projeto é uma realização do Ponto de Memória POMERANO PARA TODOS, e foi contemplado pelo Funcultura, por meio do Edital 05/2015- Seleção De Projetos Culturais e Concessão de Prêmio para Criação de Pontos de Memória, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e tem o apoio do Ministério da Cultura, por meio do Instituto Brasileiro de Museus- Ibram.

Segundo Hilderson, que é integrante do projeto de Ponto de Memória, este software é o primeiro aplicativo do mundo que traduz o pomerano para diversas línguas. Para ele, o “Aprenda Pomerano” vem para ampliar e enriquecer o vocabulário dos falantes da língua, e de pessoas que queiram aprender novos verbetes.

“A principal motivação deste aplicativo veio da comunidade, onde percebi que existem várias pessoas que gostariam de aprender o Pomerano, tanto no comércio, quanto escolas, e na área da saúde. Penso que a conquista deste aplicativo é de todo o povo pomerano”, enfatiza Hilderson.

A Pomerânia

Região histórica situada ao norte da Polônia e da Alemanha, na costa sul do Mar Báltico, a Pomerânia foi invadida por Napoleão no ano de 1808 e tornou-se parte da Prússia. Mais tarde, terminada a Segunda Guerra, foi dividida entre Polônia e Alemanha. Os imigrantes pomeranos se espalharam por colônias nos Estados Unidos, no Canadá e, sobretudo, no Brasil, em algumas comunidades do Espírito Santo, Minas Gerais, Rondônia, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

É no Espírito Santo que está uma das maiores colônias pomeranas do mundo. São cerca de 120 mil pessoas, a maioria morando em Santa Maria do Jetibá, região serrana, a cerca de 80 quilômetros de Vitória. Desde 2000, o idioma passou a contar com uma escrita oficial e, em 2009, houve a promulgação da Lei nº 1136, que dispõe sobre a cooficialização da língua pomerana no município.

Assessoria de Comunicação da Secult

Carol Veiga / Erika Piskac / Danilo Ferraz

secultes.imprensa@gmail.com

comunicacao@secult.es.gov.br

Tels.: 3636-7111/99808-7701/99902-1627

Facebook: secult.espiritosanto

Twiter: @secult_ES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard