27/08/2025 16h32 - Atualizado em 03/10/2025 10h55

Proged celebra 20 anos com evento sobre Gestão de Documentos

Encontro será realizado no Palácio Anchieta, em Vitória, e reunirá especialistas do Espírito Santo e do Brasil.

O Comitê Gestor do Programa de Gestão Documental do Governo do Estado do Espírito Santo (Proged) convida para o evento “Proged: 20 anos de transformação e história”, que acontece no próximo dia 9 de outubro (quinta-feira), a partir das 8 horas, no Palácio Anchieta, em Vitória. A participação é gratuita, mediante cadastro no link: https://forms.gle/T7kRRf5cDwJtaKjp9.

O encontro reunirá especialistas do Espírito Santo e de diversas regiões do país em painéis temáticos, que abordarão os principais avanços e desafios da gestão documental. Entre os temas que estarão em debate, destacam-se os 20 anos do Proged, a gestão de documentos e a proteção de dados e a preservação de documentos digitais.

Segundo os organizadores, mais do que um espaço de atualização profissional, a atividade pretende estimular o diálogo e a troca de experiências, promovendo a disseminação de conhecimentos, inovações e novas tecnologias. A iniciativa representa também uma oportunidade de reflexão sobre o papel estratégico da gestão documental para o fortalecimento da administração pública e dos estudos acadêmicos.

O evento será realizado pelo Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), pela Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e pela Secretaria de Controle e Transparência (Secont).

Confira a programação:

Confira a programação:

8h – Recepção dos participantes, credenciamento e cofee break.
8h30 – Apresentação cultural: Banda da Sejus.
9h – Abertura oficial do evento.

PAINEL I - Proged: 20 anos de história


10h - Proged: Histórico, Evolução, Indicadores e Perspectivas.
10h30 – Mesa I: A Evolução Tecnológica dos Sistemas de Gestão de Documentos do Governo do Estado (Linha do Tempo).
11h – Mesa II: A importância da Gestão de Documentos para o Controle Interno e Externo da Administração Pública Estadual.

12h às 13h30- Intervalo para o almoço.

13h40 – Apresentação cultural: Coral Giovani Cantori.

PAINEL II- Gestão de documentos e Proteção de dados


14h – Mesa I: O impacto da LGPD na gestão de documentos.



PAINEL III - Gestão e Preservação de Documentos Digitais


14h40 – Mesa I - Gestão e Preservação de Documentos Digitais: reflexões teóricas e aplicações práticas.
15h30h - Apresentação do modelo de diagnóstico (Pré-lançamento da ferramenta Diagnoses: Projeto Preservação Digital Sistêmica - PDS).
16h20h – Encerramento.

Assessoria de Comunicação do APEES

Jória Motta Scolforo

3636-6117/99633-3558

comunicacao@ape.es.gov.br

 

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