16/03/2021 10h23

Programa de Residências em Realidade Virtual abre inscrições para ocupação do MAES

Propostas podem ser enviadas até dia 29 de março.

 O que acontece com um museu ao se espalhar pelas redes? O projeto Museu Sem Paredes pretende explorar essa questão tomando como ponto de partida a recente reabertura do Museu de Arte do Espírito Santo (MAES), no contexto da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Para isso, o projeto abre inscrições até o próximo dia 29 de março, segunda-feira, para residências artísticas e curatoriais em Realidade Virtual.

As residências serão realizadas ao longo dos meses de abril e maio em versões do MAES hospedadas na plataforma digital Mozilla Hubs. Quatro participantes serão selecionados para ocupar esse ambiente e recriá-lo a partir de suas propostas artísticas e/ou curatoriais.

O projeto vai apresentar diferentes reconfigurações da instituição de arte como uma plataforma pública de informações, incluindo uma série de podcasts, filtros de realidade aumentada e ambientes imersivos.

As propostas selecionadas contarão com acompanhamento especializado e um cachê de R$ 2.500 para desenvolvimento. Quatro propostas expositivas serão escolhidas para serem desenvolvidas em uma réplica virtual do MAES hospedada na Internet, contando com apoio financeiro e orientação especializada. O resultado será apresentado como parte da programação do Museu sem Paredes.

 De acordo com o coordenador e artista visual Gabriel Menotti. “A réplica do MAES foi construída na plataforma Mozilla Hubs, e já pode ser acessada pelo site do projeto [museusemparedes.com]. O Mozilla Hubs foi escolhido por se tratar de um sistema de realidade virtual que pode ser acessado não apenas por visores de última geração, mas também por browsers convencionais e até telefones celulares. O Hubs busca ampliar a participação do público e introduzir novos artistas e curadores ao uso da realidade virtual”, destaca.

 O programa foi contemplado pelo Edital 019/2018 – Exposições de Artes Visuais, com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) da Secretaria de Cultura (Secult), com apoio do Social Sciences and Humanities Research Council do Canadá e da Agnes Etherington Art Centre, também do Canadá e conta com produção da Pique-Bandeira Filmes. A chamada completa pode ser conferida também no site museusemparedes.com

Live de apresentação:

Nessa sexta, 26 de março, haverá uma live, às 17h, com o idealizador Gabriel Menotti para apresentar o ambiente da residência virtual e tirar-dúvidas sobre a chamada. A live acontecerá nos canais no Youtube da Secult neste LINK

Contato:

Mais informações pelo email: info@museusemparedes.com ou pelo site: museusemparedes.com

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac
(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 999021627
secultjornalismo@gmail.com
comunicacao@secult.es.gov.br
https://www.facebook.com/SecultES/
https://www.instagram.com/secult.es

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard