25/10/2019 13h47

Projeto “Memórias Fotográficas” abre exposição sobre o ex-governador Max Mauro no Arquivo Público

O trabalho com recursos do Funcultura resgata mais de nove mil imagens digitalizadas que retratam a história política, econômica e social capixaba, entre os anos de 1910 a 2008.

O Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) receberá, na próxima quarta-feira (30), às 18h, o lançamento da exposição “Memórias Fotográficas: tratamento e digitalização do acervo fotográfico do ex-governador Max Mauro”. O trabalho, realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), promoveu a descrição e digitalização de aproximadamente 9.500 imagens, que trazem momentos da história política, econômica e social capixaba, compreendidos entre os anos 1910 a 2008.

Na abertura da Mostra será ministrada uma palestra pelo professor do Departamento de Arquivologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), André Malverdes, sobre as relações entre a política, a fotografia e a memória nas atividades feitas junto ao patrimônio fotográfico referente à trajetória do ex-governador. Segundo Malverdes a exposição tem como objetivo principal proporcionar maior visibilidade ao acervo iconográfico que se encontra sob a custódia da família Mauro e cujo formato digital foi doado ao APEES para fazer parte do acervo da instituição.

“Os arquivos pessoais possuem informações fundamentais para a recuperação da memória e para o desenvolvimento da pesquisa história, científica e tecnológica do país. Descrever e proporcionar a difusão dos principais arquivos fotográficos, em nível local e nacional, propicia, a médio e longo prazos, subsídios para importantes investigações que tenham como objeto o patrimônio documental e cultural brasileiro”, destaca Malverdes.

 Max Mauro

Max Freitas Mauro nasceu em Vila Velha (ES) no dia 11 de março de 1937. Seu pai, Saturnino Rangel Mauro, foi sindicalista e fundador do Partido Trabalhista Brasileiro no Espírito Santo, sendo eleito, em 1947, deputado estadual. Max Mauro fez os primeiros estudos no Estado e mudou-se posteriormente para Salvador para cursar Medicina, área na qual se formou. Sua atuação política teve início em 1970, quando se elegeu prefeito de Vila Velha na legenda do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido de oposição ao regime militar instaurado no Brasil em abril de 1964. Em 1974 assumiu como deputado estadual e em 1979 foi eleito deputado federal. No ano de 1986 elegeu-se governador do Espírito Santo.

Informações à imprensa

Assessoria de Imprensa do Apees

Jória Motta Scolforo

3636-6117/99633-3558

comunicacao@ape.es.gov.br

Facebook: Arquivo Público do Estado do Espírito Santo

Instagram: ArquivoPublicoES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard