13/05/2019 15h29

Raiar da Liberdade, em Cachoeiro de Itapemirim, celebra abolição da escravatura

Distrito de Monte Alegre recebe comunidades quilombolas de todo o Estado.

Uma das tradicionais celebrações da liberdade e da identidade negra no Espírito Santo, a festa Raiar da Liberdade acontece na próxima segunda (13), às 18h, na Comunidade Quilombola de Monte Alegre, em Cachoeiro de Itapemirim.

Na ocasião, os jovens da comunidade apresentam o caxambu e interagem com outros grupos convidados de todo o Estado, como os de jongo, folias de reis, charola e bate flechas de São Sebastião. A mestra Maria Laurinda, do grupo Caxambu Santa Cruz, de Monte Alegre, é presença confirmada.

O evento integra o projeto “O som de Monte Alegre”, que tem como objetivo principal estimular a transmissão dos conhecimentos quilombolas tradicionais às crianças e aos adolescentes na região. O projeto foi contemplado pelo Funcultura, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio do Edital 13/2017 – Seleção de Projetos Culturais de Educação Patrimonial no Estado do Espírito Santo.

Canto da Liberdade

O evento resgata a riqueza das danças, do artesanato e da gastronomia do povo escravizado e tem como temática “O Canto da Liberdade”. A atividade relembra a luta do povo negro pelo fim da escravidão no Brasil, que aconteceu oficialmente no dia 13 de maio de 1888, por ocasião da Assinatura da Lei Áurea.

O grupo “Santa Cruz”

O grupo “Caxambu Santa Cruz”, de Monte Alegre, tem 131 anos de fundação, está em atividade até os dias de hoje e é certificado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Imaterial do Brasil. É liderado há mais de 50 anos pela mestra Maria Laurinda Adão e conta com a participação de vários moradores da comunidade.

Manifestação cultural

O caxambu, o jongo e a folia de reis são expressões culturais praticadas nos quintais das periferias urbanas e em algumas comunidades rurais do sudeste brasileiro. Acontece nas festas de santos católicos e divindades afro-brasileiras, nas festas juninas, nas festas do Divino, no 13 de maio da abolição da escravatura.

O caxambu e o jongo, em especial, são uma forma de louvação aos antepassados, consolidação de tradições e afirmação de identidades. Tem suas raízes nos saberes, ritos e crenças dos povos africanos, principalmente os de língua bantu.

São sugestivos dessas origens o profundo respeito aos ancestrais, a valorização dos enigmas cantados e o elemento coreográfico da umbigada.

Serviço:

Raiar da Liberdade - Projeto “O som de Monte Alegre”

Data: segunda, 13 de maio, Horário: 18h.

Como chegar: Seguir pela BR482 (sentido Cachoeiro x Alegre) e virar à direita no trevo de Burarama. Após a sede do Incaper, virar à direita e seguir por mais 8 km de estrada não pavimentada (que passa por dentro da Floresta Nacional de Pacotuba) até a comunidade de Monte Alegre.

Entrada franca.

Mais informações: