20/03/2023 15h58

Reunião discute projetos de gestão documental aprovados no Planejamento Estratégico 2023-2026

O Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) realizou, na última terça-feira (14), uma reunião junto a representantes de diferentes órgãos do executivo estadual para discutir projetos de gestão documental aprovados no Planejamento-Estratégico 2023-2026. O encontro teve por objetivo apresentar informações técnicas e orçamentárias das ações que serão realizadas pelo APEES, no âmbito do Programa de Gestão Documental do Governo do Estado do Espírito Santo (PROGED).

Dentre eles, destaca-se, o projeto “Pro@Arq”, que consiste na implantação das Unidades Avançadas para Tratamento Arquivístico e da Política de Preservação Digital. Para isso, serão instituídas duas frentes de trabalho, uma voltada ao tratamento de documentos em papel produzidos pelos órgãos e entidades e outra para a adoção de plataformas de preservação para atuarem de forma integrada ao sistema e-Docs e outros, garantido a guarda, preservação e acesso aos documentos permanentes e de longo prazo.

Estiveram presentes, o diretor-geral do APEES, Cilmar Francischetto, a representante da Unidade Intensiva de Projetos da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), Larisse  Brunoro Grecco e membros do Comitê Gestor do PROGED, do Grupo Técnico do Trabalho para implantação das Unidades Avançadas de Tratamento Arquivístico e da Comissão de Preservação Digital, que conta com a participação das professoras do Departamento de Arquivologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Tania Gava e Luciana Itida.

“Outras ações e entregas estão previstas para o exercício de 2023, e o intuito do APEES, em conjunto com o Comitê do PROGED, é avançar no processo de transformação digital do Governo do Estado do Espírito, por meio dos sistemas e serviços digitais que vem sendo prestados aos cidadãos”, destaca o coordenador de Gestão de Documentos do Arquivo Público, Wagner Santana Bianchi.

 

Informações à Imprensa:

 

Assessoria de Comunicação do APEES

Jória Motta Scolforo

(27) 3636-6117/ (27) 99633-3558

comunicacao@ape.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard