05/07/2016 10h50

Saraus e shows em Santa Leopoldina neste final de semana

29/04/2016

Para quem quer aproveitar uma programação diferenciada, acontece neste sábado (30) e domingo (01) o evento Santa Leopoldina Cultural, no município de Santa Leopoldina. Serão dois dias de uma programação diversificada, incluindo grupos de cultura popular, saraus, shows musicais, visitações, roda de conversa e outras atrações. O tradicional percurso “Caminho do Imigrante”, que refaz a rota dos imigrantes italianos que chegaram no Estado na metade do Século XIX, é um dos destaques da festa.

No sábado, a movimentação começa a partir das 9 horas no Museu do Colono, um dos maiores acervos culturais do Espírito Santo, e terminam somente às 20 horas, com shows na Praça Independência, no Centro. Na Comunidade Quilombola do Retiro, haverá apresentação do grupo Reis de Bois Mestre Valentim de São Mateus a partir das 11h30, seguido de um almoço no Restaurante Comunitário, além de uma Roda de Conversa entre o grupo visitante e a banda de congo Unidos do Retiro de Santa Leopoldina.

No domingo, é o dia da 13ª edição do Caminho do Imigrante. São 30 km de belas paisagens, onde se pontua as colônias e a cultura dos antepassados italianos que ajudaram o desenvolvimento dos Municípios de Santa Leopoldina a Santa Teresa. A saída será às 7 horas na Praça de Santa Leopoldina e a chegada está prevista entre 14 e 17 horas, no Centro de Eventos do município de Santa Teresa. Os interessados em participar podem se inscrever pelo sitehttp://www.caminhodoimigrante.es.gov.br.

O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), e as Prefeituras Municipais de Santa Leopoldina e Santa Teresa.

Serviço:

Santa Leopoldina Cultural

Sábado (30):
Comunidade Quilombola do Retiro
11h30 – Chegada do Grupo Folclórico Reis de bois Mestre Valentim (São Mateus).
12 horas - Almoço no Restaurante Comunitário.
14 horas – Roda de conversa entre o grupo visitante e a banda de congo Unidos do Retiro (Santa Leopoldina).
Sítio Histórico de Santa Leopoldina
Das 9 às 12 horas – Plantão Patrimonial (Secult) no Museu do Colono.
Das 9 às 20 horas – Visitação ao Museu do Colono e Emissão de Certificado Registro do Imigrante.
18 horas – Sarau do Núcleo de Violões Fabricio Hoffman e Quarteto de Violões da Fames no Museu do Colono.
19 horas - Apresentação do Grupo Folclórico Reis de Bois Mestre Valentim (São Mateus) na Praça Independência.
20 horas – Show musical com Leandro & Rayanderson na Praça Independência.

Domingo (01):
Sítio Histórico de Santa Leopoldina
7 horas – início Caminho do Imigrante com a banda Show Leopoldinense.
Das 9 às 13 horas - Visitação ao Museu do Colono.
14 horas – Chegada da caminhada em Santa Teresa.

Assessoria de Comunicação da Secult
Carol Veiga / Erika Piskac / Márcia Almeida