07/06/2018 10h45

Semana Nacional de Arquivos inicia programação em Vitória

Abrindo a programação da II Semana Nacional de Arquivos no Espírito Santo, a Prefeitura de Vitória sediou o primeiro dia de evento, nesta quarta-feira (6), com a mesa-redonda "Democracia Eletrônica (e-Dem) e Arquivos Digitais".

A mesa-redonda contou com a participação da mestre em Ciência da Informação da UFF Camila Mattos Costa; o pós-graduado em Direito Constitucional pela Universidade de Hamburgo José Vasconcelos; e a analista de Tecnologia da Informação da Prodest Jussara Teixeira. A mediação foi da doutora em Educação pela Ufes Nelsa Balbina de Souza.

O evento é organizado pelo Arquivo Municipal da Prefeitura de Vitória, juntamente com o Arquivo Público do Estado do Espírito Santo e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

O diretor-geral do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, Cilmar Franceschetto, explicou a concepção do evento. "Há uma programação nacional, e nós estamos fazendo a nossa parte. Achamos por bem trazer o tema 'Os arquivos a serviços da cidadania' para conseguirmos, além do debate acadêmico, trazermos a reflexão para a sociedade como um todo. Queremos buscar a valorização dessa área, que ela possa ser parte ainda mais integrante nas gestões públicas".

Atualização

O secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Vander Borges, falou sobre a importância do encontro. "As atividades têm o objetivo de aproximar as instituições da sociedade e divulgar os trabalhos nelas desenvolvidos. Importante também para nos atualizarmos sobre os desafios nessa área", disse.

Democracia

O analista em Gestão Pública e arquivista da Prefeitura de Vitória Ewerton Silva Nicolau avaliou que o evento foi muito proveitoso.

"Foi palco para grandes discussões sobre a importância dos arquivos na consolidação da democracia. Seja em meio analógico (papel) ou em meio digital, o documento tem a condição de transmitir fatos que gerarão conhecimento às gerações futuras. Dessa forma, nos incluímos como agentes responsáveis por uma produção documental consciente, capaz de transmitir informações de extrema relevância para a sociedade, de maneira que a nossa democracia seja cada vez mais consolidada".

Mais programação

A discussão prosseguirá nesta quinta-feira (7), no Cine Metrópolis da Ufes, com o tema "Da produção ao recolhimento: interlocuções entre os atores da cadeia de custódia do documento arquivístico".

Já na sexta-feira (8), o Arquivo Público do Estado receberá a palestra "Organiza-se para uma vida saudável", o Cineclube Afoxé com a exibição de curtas-metragens, apresentação de dança da turma de qualificação de dança afro do Museu Capixaba do Negro e o projeto “Versando tambores e congos”. A participação é aberta. As inscrições são feitas no local do evento.

Por Alexandre Lemos (aljunior@vitoria.es.gov.br) | Com edição de SEGES/SUB-COM