17/05/2018 16h53 - Atualizado em 21/05/2018 11h39

Seminário discute os caminhos e perspectivas da Arquivologia contemporânea

O “V Seminário de Arquivologia” – realizado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) – discutirá, de terça (22) a quinta-feira (24), os caminhos e as perspectivas da arquivologia contemporânea. Na ocasião, serão debatidos temas como as metodologias da gestão documental e os processos de produção, tramitação, classificação, avaliação, acesso e uso dos documentos arquivísticos em todo o seu ciclo. O evento contará com a participação dos servidores do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), Wagner Bianchi e Michel Caldeira, que irão ministrar oficinas e palestras.

Confira a programação:

Dia 22 de maio (terça-feira)

13h às 17h

Palestra: Identificação de Tipologia Documental como parâmetro para Classificação. Palestrante: Silvia Lhamas/UFRJ Local: Salão Rosa/CCJE.

19h às 22h

Palestra: Um estudo de caso - a aplicação da metodologia da identificação na Divisão de Gestão Documental e da Informação da UFRJ. Palestrante: Sílvia Lhamas/UFRJ Local: Salão Rosa/CCJE.

Link para inscrição: https://qoo.ql/forms/DqGXb6p6XWWklp9e2.

Dia 23 de maio (quarta-feira)

18h30 às 19h

Apresentação da GDI Jr.

19h às 22h

Palestra: A atuação do Proged na Gestão de Documentos: desafios e resultados na atualização do PCD e TTD das atividades meio do Governo do Estado do Espírito Santo. Palestrante: Wagner Bianchi/APEES. Local: Salão Rosa/CCJE.

Link para inscrição: https://qoo.ql/forms/D0AnKTePpqaU6Lls1.

Dia 24 de maio (quinta-feira)

18h às 22h

Oficina: Noções básicas para elaboração dos instrumentos de gestão documental: Plano de Classificação (PCD) e Tabela de Temporalidade de documentos (TTD). Responsáveis: Wagner Santana Bianchi/APEES e Michel Caldeira/APEES. Local: Sala 109, ED I CCJE.

Oficina: Noções de preservação em suportes documentais. Responsável: Luiz Carlos da Silva/Ufes. Local: Núcleo de Preservação da Informação, ED VI.

Oficina: A utilização do software AtoM para a descrição arquivística e a disponibilização on-line de Fundos Documentais. Responsáveis: André Malverdes/Ufes e Tânia Barbosa Salles Gava/UFES. Local: Sala informatizada, no 2º andar do ED VII.

Oficina: Empreendedorismo na prática - como começar do zero até conquistar o seu primeiro cliente. Responsável: Carlos Vieira - Consultor de marketing. Local: Sala 107, ED I CCJE.

Link para inscrição: https://qoo.al/forms/JwQkzsS1daHeOCUJ2.

Informações à imprensa:

 

Arquivo Público do Estado do Espírito Santo

Jória Motta Scolforo

3636-6117/99633-3558

comunicacao@ape.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard