04/07/2016 14h50

Seminário “Gestão Documental” aborda os benefícios da classificação de documentos

Seminário “Gestão Documental” aborda os benefícios da classificação de documentos

Representantes das Comissões Setoriais de Avaliação de Documentos (Cads) e demais servidores das áreas de Arquivo e Protocolo do executivo estadual estiveram reunidos no auditório do Tribunal de Contas, nesta terça-feira (27), para discutir os benefícios da classificação de documentos para a administração pública durante o seminário “Gestão Documental”.

O evento foi promovido pelo Comitê Gestor do Programa de Gestão Documental (Proged) do Governo do Estado - formado pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) e Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação (Prodest). Os objetivos foram capacitar os funcionários quanto à classificação de documentos, explicitando sua metodologia e benefícios; apresentar os estudos de caso e as experiências positivas do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e da Polícia Civil e divulgar o diagnóstico empreendido pelo APEES da situação arquivística dos órgãos estaduais.

O diretor presidente do Arquivo Público, Cilmar Francheschetto, destaca a relevância do profissional arquivista e explica que desde janeiro têm sido realizadas visitas às instituições para a aplicação de um questionário que permitiu criar um banco de dados com a realidade de cada entidade. “Esta ação subsidiará as tomadas de decisões, as políticas públicas e o planejamento”, afirma.

O secretário de Estado da Cultura, João Gualberto Vasconcellos, ressalta a relevância da manutenção e preservação da história em harmonia com a gestão, critérios técnicos e a transparência. Para a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Dayse Lemos, é fundamental para o poder público documentar os trabalhos, porém, também é importante, utilizando as normas e a legislação vigente, eliminar o que não é necessário e fazer o correto descarte. "Com isso, tornamos mais eficiente a gestão documental, reduzimos custos com aqueles que não precisam ser guardados e otimizamos os espaços".

Gestão Documental

A Lei Federal nº 8.159, de 08 de agosto de 1991, considera como gestão documental: “o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para a guarda permanente”. Determina ainda como dever do poder público a gestão e a proteção especial a documentos, como instrumentos de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elementos de prova.

Para capacitar os participantes sobre o tema, uma série de palestras foram ministradas. São elas: “A importância da gestão de documentos para o atendimento aos preceitos da lei de acesso a informação” pelo auditor da Secretaria de Controle de Contas, Ricardo Oliveira; “Classificação de Documentos” pelo professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Taiguara Villela Aldebalde e “Procedimentos Legais para a Eliminação de Documentos” pela arquivista do APEES Viviane Vieira Vasconcellos. Foram expostas ainda as experiências de sucesso da Polícia Civil, apresentada pelo escrivão, João Carlos Moraes, e do Idaf, pela arquivista Luciana Cassa.

Finalizando o Seminário, Wagner Santana Bianchi, arquivista do APEES, mostrou os resultados do “Diagnóstico da Situação Arquivística dos Órgãos e Entidades do Poder Executivo Estadual” que nortearão as políticas públicas a serem aprofundadas, expandidas e aplicadas pelo Proged.

Informações à imprensa:

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