04/07/2016 15h46

Sítio Histórico de Itapina recebe evento cultural neste sábado

08/04/2016

Oficinas sobre patrimônios culturais, rodas de capoeira, Charola de São Sebastião, cortejo Reis de Bois, Arquivo Itinerante e palestras são algumas das atrações do Itapina Cultural que acontece neste sábado, dia 09, no Sítio Histórico de Itapina, em Colatina. O sítio é um dos conjuntos urbanos mais significativos do Norte do Estado e já foi referência na produção de café no Noroeste capixaba na primeira metade do século passado.

“O objetivo do evento é despertar na comunidade o valor da preservação do patrimônio histórico local de Itapina, além de divulgar e celebrar as atividades do sítio para moradores e turistas”, destaca a gerente de Patrimônio e Memória da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Christiane Gimenez.

As atrações do Itapina Cultural começam às 9 horas e seguem até às 20 horas. Entre as principais atividades estão apresentações de grupos folclóricos e musicais, palestras, bate-papos artísticos e oficinas, com enfoque principalmente na referência histórica e patrimonial do distrito. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (SECULT) e pela Prefeitura Municipal de Colatina, é aberto ao público.

Arquivo Itinerante

Uma equipe do “Arquivo Itinerante” do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) estará presente, das 12h às 17h, em frente ao museu “Vírgínia Taminini”. Com isso, os moradores da região poderão pesquisar sobre seus antepassados e obter o “Registro de Entrada do Imigrante”, documento que traz os dados catalogados para cada membro das famílias que colonizaram o Estado, permitindo que os descendentes conheçam um pouco mais as suas origens e história. A ação promove ainda a troca de informações entre os solicitantes e o APEES, uma vez que podem ser entregues pelos familiares cópias de documentos e fotografias, contribuindo para o resgate da memória dos seus avós e bisavós e também para a expansão da base de dados da instituição, que já tem catalogados mais de 56 mil imigrantes.

O Sítio Histórico

O Sítio Histórico de Itapina foi um dos conjuntos urbanos mais significativos do Norte do Estado, referência na produção de café no noroeste capixaba na primeira metade do século passado. A Construção, datada do final do século XIX, até hoje preserva o conjunto arquitetônico das edificações da época, prevalecendo o estilo colonial brasileiro e art décor. Localizado a aproximadamente 30 km de Colatina e aproximadamente 129 km da capital Vitória, o sítio foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura do Espírito Santo (CEC) no ano de 2013, e hoje é reconhecido como Conjunto Histórico e Paisagístico de Itapina.

Serviço:
Itapina Cultural
Data: 09 de abril
9 às 16h - 4º Dia de Oficina de Educação Patrimonial, na Escola Maria Ortiz, com o Projeto Clicl@r Itapina – Funcultura/Secult- Secretaria de Estado da Cultura (Edital 013/2015-Educação Patrimonial).
10h às 11h30 - Plantão Patrimonial - Secult, no Museu Virgínia Tamanini.
12 às 17h - Arquivo Itinerante (Arquivo Público do Estado do Espírito Santo - Apes).
13h30 às 15h30 - Diálogo sobre o Patrimônio Cultural, com grupos de cultura popular (Charola de São Sebastião, Reis de Boi de Luiz Laudêncio, Grupo de Capoeira do Mestre Eleandro e o Projeto de Capoeira da Fundação Iade), no Museu Virgínia Tamanini (Edital 010/2015 _ Circulação da Cultura Popular).
16h30 - Palestra sobre “A Importância dos Arquivos Pessoais para a Recuperação da História Local: O Projeto Álbuns de Família de Baixo Guandu”.
16 às 19hs - Apresentação de Roda de Capoeira, em frente do Museu; Charola de São Sebastião, na Praça Maria Amélia Milagres Fontes; Reis de Boi de Laudêncio, na Praça Maria Amélia; e Cortejo Reis de Boi de Luiz Laudêncio, da Praça até ao Museu.
Às 19h - Projeto Educação Patrimonial- Videomapping com as crianças de Itapina, PIXXFLUXX - Funcultura/Secult (Edital 013/2015- Educação Patrimonial). O evento será encerrado com show de Sr. Natal, na Praça Maria Amélia.

Carol Veiga / Erika Piskac / Danilo Ferraz
secultes.imprensa@gmail.com comunicacao.secult.es@gmail.com