08/08/2019 11h16 - Atualizado em 08/08/2019 11h22

Ufes recebe II Encontro Capixaba de Arqueologia entre os dias 13 e 15 de agosto

A programação do evento conta com mesas redondas, visitas guiadas e a participação de profissionais renomados.

Com o intuito de promover o debate sobre a Arqueologia e dar visibilidade para as pesquisas feitas na área, principalmente no âmbito da preservação do patrimônio arqueológico e da educação patrimonial, Vitória vai receber o II Encontro Capixaba de Arqueologia (Enca), que acontece entre os dias 13 e 15 de agosto, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

A entrada é gratuita e os interessados em participar do evento podem se inscrever, gratuitamente, pelo site https://www.even3.com.br/IIENCA. As atividades serão desenvolvidas no Auditório do IC II-CCHN/UFES

A programação do evento conta com mesas redondas, visitas guiadas e a participação de profissionais renomados como o professor do Departamento de Geologia e Paleontologia (DGP) do Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Renato Rodrigues Ramos; professor da Universidade Federal de Minas Gerais, Andre Prous; professor da Universidade de Pelotas e atual presidente da Sociedade Brasileira de Arqueologia (SAB), Jorge Heremites; Dr. Solange Caldarelli, da empresa Scientia; e Dr. Paulo Zanettini, da empresa Zanettini Arqueologia, com importantes projetos no estado do Espírito Santo; e Sônia Rampin do setor de Educação Patrimonial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Brasília.

Assuntos do Encontro

Linhares em pauta

Cidade com mais sítios arqueológicos do Espírito Santo, Linhares estará na palestra ministrada pelo Procurador Federal de Linhares, Dr. Paulo Henrique Trazzi, que apresentará seus trabalhos de defesa do patrimônio na região.

Terras Indígenas

A professora doutora Tatiana Gonçalves de Oliveira, da Universidade do Piauí, apresentará sua pesquisa resultante do doutorado com a temática “questão fundiária e povos indígenas no Espírito Santo”, que trata a lei nº 601 de 1850, que passou a regular a política fundiária no Império do Brasil.

De acordo com a professora doutora, “a partir desse marco regulatório, propomos pensar a situação das terras ocupadas pelos povos indígenas das vilas e aldeamentos do Espírito Santo, bem como as lutas individuais e coletivas acionadas por esses sujeitos para tentar frear as invasões de seus territórios”.  Além desses, o professor Jucelino Tupunikin, da Aldeia Caieira Velha, no município de Aracruz, irá abordar as suas perspectivas acerca da história indígena no Espírito Santo.

Realizado pelo Instituto de Pesquisa Arqueológica e Etnográfica Adam Orssich (Ipae) em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Grupo Extensionista em Arqueologia (GEA/UFES), o projeto foi realizado com recursos do Funcultura da Secult, por meio do Edital 13/2018. O evento conta com o apoio do Instituto Sapiens Arqueológica, Dana Mineração, Zanettini Arqueologia, Scientia, CTA Meio Ambiente, Elementus Soluções Ambientais e Arquebios Estudos Arqueológicos e Socioculturais.

II Encontro Capixaba de Arqueologia (II Enca)

Data: 13 a 15 de agosto

Local: Auditório IC 2 -CCHN/UFES

Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória.

Inscrições gratuitas: https://www.even3.com.br/IIENCA

Informações: contato@ipaearqueologia.org.br

Diovani Favoreto - 27 99905-4641

13 de agosto (terça-feira) - 14h às 21h30h

Mesa 1 - A expansão urbana e industrial brasileira nos últimos anos e o impacto ao patrimônio cultural

Mesa 2 - Outras Perspectivas sobre a história indígena

14 de agosto (quarta-feira) - 14h às 19h30

Mesa 3 - Debate sobre Arqueologia pré-colonial do Sudeste

Mesa 4 - Desafios da Educação Patrimonial Arqueológica

15 de agosto (quinta-feira) - 14h às 19h30

Mesa 5 - Resultados de pesquisas arqueológicas desenvolvidas no Espírito Santo

Mesa 6 - Debates sobre a Cerâmica de Contato/Neobrasileira/Regional.

Texto: Danilo Ferraz

Informações à imprensa