04/07/2016 14h43

Venda Nova terá núcleo para pesquisa sobre imigrantes

Venda Nova terá núcleo para pesquisa sobre imigrantes

Venda Nova do Imigrante recebe, nesta sexta-feira (16), o “Arquivo Imigrante”, segundo núcleo de atendimento do “Projeto Imigrantes” do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), fora da sede da instituição. Com isso, o solicitante que quiser conhecer a origem dos seus antepassados terá acesso ao banco de dados do APEES, na Casa da Cultura, no próprio município. Nele constam informações sobre famílias provenientes de diversas nacionalidades, como Itália, Alemanha, Espanha e Líbano, que chegaram às terras capixabas a partir de 1812.

No local poderá ser solicitado o “Registro da Entrada do Imigrante”, no qual se tem a idade, profissão, religião, país e região, porto de destino, dentre outros elementos, que permitem ao descendente saber a sua história. Segundo o diretor geral do APEES, Cilmar Franceschetto, a abertura do espaço representa uma nova fase dos serviços de pesquisa prestados pela instituição. “Este projeto tem por finalidade instalar nos municípios do interior um setor de atendimento permanente, nos moldes dos serviços disponibilizados em nossa sala de consulta, ampliando o acesso e incentivando o estudo da história, da genealogia e a preservação dos documentos”.

Banda Sinfônica

O lançamento do “Arquivo Imigrante” está inserido na programação da assinatura do convênio para a continuidade do projeto “Formação da Banda Sinfônica de Venda Nova do Imigrante” pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o Instituto Sincades e a Fundação Máximo Zandonadi. O evento será às 19 horas, no Centro Cultural Máximo Zandonadi.

Informações à imprensa:

Arquivo Público do Estado do Espírito Santo

Jória Motta Scolforo

3636-6117/99633-3558

comunicacao@ape.es.gov.br

Facebook:Arquivo Público do Estado do Espírito Santo

Instagram:ArquivoPublicoES

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard