10/05/2016 17h47

Visita ao Arquivo Público é opção de passeio cultural nas férias

Conhecer melhor a história capixaba por meio do acervo do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) é uma boa opção de passeio cultural durante as férias. Na instituição, localizada na Rua 07 de Setembro, no Centro de Vitória, o visitante pode observar e manusear documentos antigos, belas fotografias, jornais e livros que guardam e preservam a memória do Estado. O APEES está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 10h as 17h30.

No Arquivo Público as crianças e jovens podem aprender história de uma forma diferente e atrativa. Há no acervo microfilmes de 72 diferentes jornais impressos, referentes a 13 municípios, publicados desde o ano de 1849, que mostram de maneira curiosa a sociedade da época e seus principais acontecimentos. Outra atividade importante é a pesquisa da origem dos antepassados. Após a consulta é impresso o “Registro da Entrada do Imigrante” com as informações como a data e local de nascimento, o navio, a profissão e a religião de cada membro das famílias que colonizaram o Espírito Santo.

Durante o passeio pode-se também ter contato com fotos antigas e ver as modificações ocorridas no decorrer do tempo. Da cidade de Vitória, por exemplo, há imagens desde o ano de 1908, abrangendo paisagens, acontecimentos políticos e manifestações populares, como o Carnaval. Na sede do APEES há ainda a biblioteca Maria Stella de Novaes voltada à história do Estado e autores capixabas. A mesma possui mais de 3.000 itens dentre eles livros raros e obras produzidas no século XIX. Os materiais são para consulta local.

 

Exposição

O Arquivo Público também é espaço para atividades artísticas. No mês de janeiro está em cartaz a mostra fotográfica “O negro no cenário capixaba”, que traz imagens de ensaios de moda com mulheres negras, manifestações da cultura popular - como a folia de reis e o Ticumbí, momentos de expressão de fé, crianças quilombolas e figuras importantes no meio cultural. A exposição contempla os trabalhos dos fotógrafos Caio Perim, Lino Feletti, Sandro Silva, Tião Xará e Kelimar Dias Malta.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard