Alfredo Mazzei

Alfredo Mazzei

 

Nível de Descrição: (1) Coleção

Código de Referência: BR ESAPEES MAZZEI

Título: Acervo Fotográfico “complementar” Alfredo Mazzei

Datas-limites: 1930 – 1980 [Atribuiída]

Dimensão e Suporte: Acervo integrado por 243 (duzentas e quarenta e três) fotografias em preto e branco, de dimensão 24 L x 18 A.

Nomes dos Produtores: Alfredo Mazzei.

História Administrativa / Biografia:

Alfredo Mazzei foi um dos mais importantes fotógrafos de sua geração. Nasceu em Ubá-MG em 1904, e transferiu-se para o Cachoeiro de Itapemirim-
ES no final da década de 1920, onde iniciou sua atividade fotográfica. Em 1931 transferiu-se para a capital do estado e logo firmou-se como um profissional que prezava pela qualidade e originalidade. Seus registros fotográficos compõem um panorama social, paisagístico e político de suma importância para a sociedade capixaba de hoje. Fonte: Furtado, Marcello França. Catálogo do acervo pessoal de Alfredo Mazzei / Marcello França Furtado. – Vitória: Interferências Filmes e Projetos, 2022.

Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1NNyOj5g3Ux65QobkhtoSSf-ifrDy6-6n/view. Acesso em: 19 mai. 2023.

História Arquivística: Trata-se de uma parte remanescente do acervo de fotografias de Alfredo Mazzei, doado pela família em 24 de março de 2023.

Procedência: Doação familiar.

Âmbito do Conteúdo: Acervo constituído por eventos e solenidades oficiais, eventos e comemorações sociais e religiosos, além de retratos de pessoas não identificadas registradas por Mazzei durante sua atuação como fotógrafo profissional.

Sistema de Arranjo: Acervo físico alocado na Sala de Documentos Especiais. Arranjo temático.

Condições de Acesso: Irrestrito.

Instrumento de Pesquisa

Acervo Online

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard