Elcio Alvares

COLEÇÃO ELCIO ALVARES

Nível de Descrição: Coleção.

Código de Referência: BR ES APEES EA.

Título: Elcio Alvares

Datas-limites: 1975 - 1979

Dimensão e Suporte:  Iconográfico, 4401 Itens. Referentes a fotografias em suporte papel e reproduzidas digitalmente.

Nomes dos Produtores: Secretaria da Comunicação Social - SECOM.

História Administrativa Biografia:

Formado em Direito pela antiga Faculdade de Direito do Espírito Santo, em 1955. Elcio Alvares iniciou sua carreira política em 1966, quando concorreu ao cargo de deputado federal pelo Espírito Santo, pela Aliança Renovadora Nacional (Arena), entretanto perdeu a disputa, ficando com suplente. Contudo, em 1970, substituiu a cadeira do deputado federal Raimundo Andrade.

Entre 1971-1975, foi deputado federal pelo Espírito Santo. Em junho de 1974, foi indicado pelo presidente Geisel a ocupar o cargo de governador do Espírito Santo, na qual assumiu o posto em março de 1975 permanecendo até 1979.

Em 1994, ocupou o cargo de Ministro de Estado da Indústria, do Comércio e do Turismo, convidado pelo então presidente Itamar Franco, que assumiu a presidência da República após o processo de impedimento de Collor. Ao término do governo de Itamar, retorna ao cargo de senador e é indicado à liderança do governo no Senado da República, permanecendo até o fim de 1998.

No governo de Fernando Henrique Cardoso, 1999-2002, Elcio ocupou o cargo de Ministro Extraordinário da Defesa até janeiro de 2000. Nesse mesmo ano, foi obrigado a deixar o ministério sob denúncias de corrupção e favorecimento, após a CPI do Narcotráfico, que denunciou envolvimento de sua assessora e do irmão dela ao crime de lavagem de dinheiro e ligação com o crime organizado no Espírito Santo.

De 2006, Elcio Alvares (PFL), foi eleito deputado estadual do Espírito Santo. Em 2010 foi reeleito para o mesmo cargo pelo DEM. Foi presidente da Assembleia Legislativa Capixaba entre fevereiro de 2009 e janeiro de 2011.

Em fevereiro de 2015, o ex-parlamentar assumiu o cargo de diretor-presidente da Banestes Seguros.

Elcio Alvares faleceu no dia 09 de dezembro de 2016. 

Âmbito do Conteúdo: A Coleção Elcio Alvares contém 4401 Fotografias do Governo de Elcio Alvares, que vigorou no Estado do Espírito Santo de 1975 a 1979.

Sistema de Arranjo: A coleção está estruturada em dezenove séries, a saber:

Série 1 - Solenidades; Eventos Oficiais

Série 2 – Reuniões

Série 3 - Atividades Rotineiras de Governo

Série 4 - Arquitetura, Urbanismo e Obras

Subsérie 1: Projetos de Obras Públicas

Subsérie 2: Execução / Reformas de Obras Públicas

Subsérie 3: Obras Públicas e Paisagem

Subsérie 4: Saneamento Básico

Subsérie 5: Iluminação Pública

Série 5 – Educação

Série 6 - Agricultura

Série 7 - Transporte

Série 8 - Segurança Pública

Série 9 - Eleições

Série 10 - Saúde

Série 11 - Comércio

Série 12 - Publicações

Série 13 - Cotidiano Urbano

Série 14 - Calamidade Pública

Série 15 - Pessoas e Personalidades

Série 16 - Eventos Culturais

Série 17 - Serviço Público

Série 18 - Esporte e Lazer

Série 19 - Ações Sociais

Condições de Acesso: Irrestrito.

Notas sobre publicação: 

FGV. CPODOC Verbete: Elcio Alvares. Disponível em: <http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/alvares-elcio . Acesso em: 08 jan. 2020.

Área de Notas: 1) Os títulos correspondem às legendas informadas pelo produtor no verso das fotografias, exceto os destacados em vermelho que foram atribuídos pelo descritor. Assim como as datas de produção apresentadas em vermelho foram atribuídas conforme o período de Governo de Elcio Alvares, uma vez que não constam expressas no suporte original.

2) O campo dimensão e suporte de cada item documental, consta dado aproximado, com variações entre os formatos (paisagem e retrato).

 

Instrumento de pesquisa: Inventário fotográfico Elcio Alvares

Acervo Online

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard