Eurico Rezende

Nível de Descrição: Coleção.

Código de Referência: BR ES APEES ER.

Título: Eurico Rezende.

Datas-limites: 13/03/1979 - 03/03/1983.

Dimensão e Suporte:  Iconográfico, 1.805 Itens. Referentes a fotografias em suporte papel e reproduzidas digitalmente, além de um álbum de fotografias.

Nomes dos Produtores: Governo do Estado do Espírito Santo; Secretaria da Comunicação Social - SECOM; Centro Estadual da Comunicação Social; A Tribuna - Departamento Fotográfico; Farias; A Gazeta.

História Administrativa Biografia: Formado em direito pela Universidade Federal do Espírito Santo, começou sua militância política atuando como redator do jornal oposicionista A De­mocracia, editado por estudantes, em Vitória. Protestou através de um telegrama endereçado ao presi­dente Getúlio Vargas, contra a implantação do Estado Novo em novembro de 1937.  Com a interceptação do telegrama antes que che­gasse ao seu destino, foi preso e libertado dois dias depois.

Iniciou sua vida política como membro União Democrática Nacional (UDN), que tinha como objetivo, defender as liberdades democráticas e o desenvolvimento econômico autônomo do Brasil. Participou das articulações que resultaram no movimento político-militar de 31 de março de 1964, que depôs o presidente João Goulart (1961-1964). 

Em sua vida profissional e política, ocupou diversos cargos e funções, visto que além de advogado, Eurico Rezende foi jornalista e professor.  Foi superintendente do jornal A Tribuna, redator-chefe de A Gazeta e trabalhou no Diário de Vitória, todos na capital capixaba. Fundador da Universidade do Dis­trito Federal, em Brasília, da Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia, em Vitória, e da Universidade do Vale do Rio Doce, em Colatina (ES), foi reitor de uma universidade particular no Espírito Santo, professor de direito penal na Universidade do Distrito Federal e diretor da Faculdade de Administração de Empresas dessa instituição.  Trabalhou ainda como professor e secretário no Ginásio Calçado, em Calçado (ES), deu aulas no Ginásio Conde de Linhares, em Colatina, e foi inspetor federal do ensino secundá­rio.

Com a extinção dos partidos políticos pelo Ato Institucional nº. 2 (27/10/1965) e a posterior instauração do bipartidarismo, filiou-se à Aliança Renova­dora Nacional (Arena), de orientação gover­nista.

Foi deputado estadual, deputado federal e senador, representando o Espírito Santo. Quando senador foi líder do governo no Senado. Eleito de forma indireta, Eurico Vieira de Rezende governou o estado do Espírito Santo de 1979-1983. Eleito pela Assembleia Legislativa no dia 1 de setembro de 1978, tomando posse no cargo em 15 março de 1979 e cumprindo o seu mandato até o final em 15 de março de 1983.       

Publicou  “Abutres da habitação”; “A revolução e o Brasil”; “A revolução e o ensino”; “A revolução em debate - temas e teimas”; “O Vereador, esse injustiçado”;  “Espírito Santo e  a Constituição”; “O BID e o Brasil”; “O professor de direito e Debate nacional”.

Retorna politicamente em 1994, onde disputou uma vaga para o senado federal pela legenda do Partido Progressista Reformador (PPR), entretanto, não foi eleito.

Eurico Vieira de Rezende foi o último governador do Regime Militar no Espírito Santo.

Faleceu no dia 14 de abril de 1997. 

 

Âmbito do Conteúdo: A Coleção Eurico Rezende contém 1804 Fotografias do Governo de Eurico Rezende, que vigorou no Estado do Espírito Santo de 1979 a 1983.

Sistema de Arranjo: A coleção está estruturada em cinco séries, a saber:

Série 1 - Solenidades; Eventos;

Série 2 - Reuniões;

Série 3 - Atividades Rotineiras de Governo;

Série 4 - Arquitetura; Urbanismo; Obra;

Série 5 - Cotidiano; Pessoas; Personalidades.

Condições de Acesso: Irrestrito.

Notas sobre publicação: 

BRASÍLIA, Senado Federal (Org.). Eurico Rezende: um pioneiro. Brasília: Senado Federal, 1973. 18 p.

FGV. CPODOC Verbete: Eurico Vieira de Resende. Disponível em: <http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/eurico-vieira-de-resende>. Acesso em: 15 jan. 2018.

Área de Notas: 1) Os títulos correspondem às legendas informadas pelo produtor no verso das fotografias, exceto os destacados em vermelho que foram atribuídos pelo descritor. Assim como as datas de produção apresentadas em vermelho foram atribuídas conforme o período de Governo de Eurico Rezende, uma vez que não constam expressas no suporte original.

2) O campo dimensão e suporte de cada item documental, consta dado aproximado, com variações entre os formatos (paisagem e retrato).

 

Instrumento de Pesquisa: INVENTÁRIO DA COLEÇÃO EURICO REZENDE

Acervo Online

Voltar

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard