Governadoria

FUNDO GOVERNADORIA

Nível de descrição: Fundo.

Código de referência: BR. APEES.GOV.

Título: Fundo Governadoria

Datas-Limite: 1854-1960

Dimensão e suporte: Textual e Iconográfico.

Nomes dos produtores: Secretaria da Presidência da Província do Espírito Santo, Gabinete da Governadoria, Secretaria de Governo e Casa Civil.

História administrativa/Biografia: O Fundo Governadoria compreende, em ordem cronológica, as posições de: capitão-mor, governador da capitania, presidente da província, governador do estado, presidente do estado, interventor federal, novamente governador do estado e as juntas governativas que assumiram o destino espírito-santense em épocas de crise político-institucional. Inclui, também, as posições dos atuais Chefes das Casas Civil e Militar e Vice-Governadoria. Na época de sua criação, 1908-1910, o Arquivo Público incorporou os documentos que pertenceram à extinta Secretaria da Presidência da Província do Espírito Santo.

Procedência: Secretaria da Presidência da Província do Espírito Santo (1908)

Âmbito e conteúdo: O Fundo Governadoria está dividido nas seguintes séries documentais: Série 383; Série 751; Série Accioly, Novas Séries e Série Correspondências da Secretaria de Governo. Esse acervo composto, em quase sua totalidade, por correspondência recebida e expedida pela governadoria, compreende:

Repartições imperiais, estaduais e federais (situadas ou não no território capixaba, como tesouraria geral, alfândega, ministérios da guerra, guarda nacional, correios e quartéis), capitanearia do porto, inspetoria de obras públicas, chefia de polícia, câmaras municipais, assuntos eclesiásticos, tesouraria provincial, juízes de órgãos, de paz, de direito, municipais e justiça eleitoral. Alguns códices da correspondência foram organizados tematicamente como os relativos à escravidão, índios e limites do Espírito Santo com Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro. A Série Correspondência é composta por documentos encadernados, todos identificados através de listagem e catálogos (códices) e documentos avulsos (organizados em maços e esses em caixa, já identificados), porém carecendo de um instrumento de pesquisa.

Estágio de Tratamento: Organizado

Condições de acesso: Irrestrito.

Pontos de acesso e indexação de assuntos: Escravidão, Imigração, Judiciário, Índios, Ferrovias, Saúde e Eleições.

Instrumentos de pesquisa: Disponível na Sala de Pesquisa (APEES).

Série Documental 751 Livros

Série Documental ACCIOLY

Série Documental 383

Série Documental Correspondências

Novas Séries

Acervo Online

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard