Jayme dos Santos Neves

Nível de Descrição: (1) Fundo

Código de Referência: BR ESAPEES JASN

Título: Jayme dos Santos Neves

Datas-limites: 04 de janeiro de 1893 a Fevereiro de 1999

Dimensão e Suporte: Acervo textual, correspondente a 1,06 metros lineares. Acervo Iconográfico integrado por 756 itens, entre fotografias e slides. Acervo Bibliográfico composto por 92 itens, entre recortes de jornais, folhetos, livros e encartes. Acervo Cartográfico constituído por 67 itens, diplomas e certificados. Acervo Audiovisual integrado por 4 fitas cassetes. Além de 40 itens tridimensionais.

Nomes dos Produtores: Jayme dos Santos Neves; Instituições Públicas; Entidades Médicas; Instituições de Ensino.

História Administrativa / Biografia:

Dr. Jayme dos Santos Neves, nasceu em Vitória em 24/08/1909 e faleceu em 06 de novembro de 1998. Formou-se pela Faculdade Nacional de Medicina, no Rio de Janeiro, em 1932. Atuou especialmente na área de tisiologia e tuberculose, exercendo suas funções em diversas instituições médicas, tais como o Dispensário de Tuberculose de Vitória e o Sanatório Getúlio Vargas, sendo seu fundador, em 1942. Além da participação em diversos conselhos, comissões e direções em centros de saúde, assim como diretor do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes. Atuou como professor da Universidade Federal do Espírito Santo e pesquisador com vasta publicação de estudos e artigos acadêmicos na área da medicina. Participou de inúmeros congressos nacionais e internacionais, bem como foi convidado para participar de cursos e estudos internacionais no âmbito do controle e combate da tuberculose. Trouxe para o Espírito Santo o primeiro aparelho de pneumotórax fabricado no mundo, o qual sua fotografia compõe o acervo doado ao APEES. Dr. Jayme, também, foi fundador da Liga Espírito-santense Contra a Tuberculose teve expressiva atuação no combate ao tabagismo. Em seu acervo é possível observar sua atuação na defesa e estudos da vacina BCG, além de ter sido fundador e diretor do Sistema Integrado de Saúde - SIS - Vacinações. Também foi escritor, tendo publicado os livros: "Cantáridas e outros poemas fesceninos" (1984), "A Outra História da Companhia de Jesus" (1984) e "A Centopéia" (1989), sendo os dois últimos, integrantes do acervo. Toda sua vocação pela pneumologia se evidencia em seu escrito, extraído de seu acervo: "Eis que ao encostar o ouvido nas costas do paciente eu quase que via o seu pulmão". Enfatiza-se ainda, sua fala em discurso proferido como patrono da sexta turma da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Espírito Santo: "Não basta apenas ser poeta, o que importa é ser poesia. Não basta apenas ser artista, ser médico, ser amante. O que importa é ser a arte, a medicina, o amor. Não basta apenas ser místico, contemplativo, o que importa é ser Deus. Não basta apenas ser homem, meus filhos, o que importa é ser humanidade!". Também no acervo, em um trecho, é possível verificar seu interesse por futebol.

História Arquivística: Doação pessoal, em 10/12/2018. Além da incorporação de três livros, relacionados ao produtor

Procedência: Acervo doado por Elídia Maria Frazin, em 10 de dezembro de 2018

Sistema de Arranjo: Acervo alocado na Biblioteca de Apoio do APEES, Maria Stela de Novaes, Gavetas 1, 2 e 3. Sendo mantida a Ordem Original.

Condições de Acesso: Parcialmente irrestrito.

Âmbito do Conteúdo: Acervo produzido e acumulado por Dr. Jayme dos Santos Neves, no decurso de sua vida pessoal e profissional.

Instrumento de Pesquisa: Inventário do Acervo Jayme dos Santos Neves

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard