Maria Stella de Novaes

Nível de Descrição: Fundo.

Código de Referência: BR ESAPEES MSN.

Título: Maria Stella de Novaes.

Datas-limites: 1905* – 1980*.

Dimensão e Suporte: Acervo composto por 39 caixas (textual e iconográfico) e um encadernado em capa dura com dimensão de 42 cm L X 56 cm A, além de uma coleção bibliográfica, referentes ao recolhimento antigo. Constam ainda 10 caixas doadas em agosto de 2016.

Nomes dos Produtores: Maria Stella de Novaes; A Gazeta; O Diário; O Globo; Comissão Nacional de Folclore.

História Administrativa / Biografia: Nasceu na cidade de Campos dos Goytacazes- RJ em 13 de Agosto de 1894 e faleceu em 1981. Estudou no Colégio Nossa Senhora da Penha, em Cachoeiro de Itapemirim e Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Vitória. Fez ainda cursos especiais de pintura, piano, violino, francês, inglês, italiano, pedagogia, filosofia e liturgia. Foi professora de desenho, caligrafia, ciências naturais e história natural. Representou o Espírito Santo em diversos congressos. Recebeu prêmios e condecorações além de diversos diplomas acadêmicos. Foi membro de diversas instituições culturais como o Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo e uma das fundadoras da Academia Feminina Espírito-Santense de Letras. Publicou livros sobre botânica, pedagogia, história, folclore e literatura.

Procedência: Doação familiar.

Âmbito do Conteúdo: Conjunto documental relativo à vida acadêmica e pessoal de Maria Stella de Novaes. No acervo é possível ter acesso a recortes de jornais, cartas de caráter pessoal e profissional, diplomas, periódicos produzidos em diversos locais, tais como revistas, jornais e livros.

Estágio de Tratamento: Organizado parcialmente.

Condições de Acesso: Irrestrito.

Pontos de Acesso e Indexação de Assuntos: Maria Stella de Novaes; O Globo; O Diário; Fotografias; Folclore; Espírito Santo; Botânica.

Instrumento de Pesquisa:

Maria Stella de Novaes - 1ª SÉRIE (Download)

Maria Stella De Novaes - 2ª SÉRIE (Download)

Acervo Online

Voltar

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard