Prêmio Dom Luis Gonzaga Fernandes  

Nível de Descrição: 1 (Fundo)

Código de Referência: BR ESAPEES PREMDL

Título: Prêmio Dom Luis Gonzaga Fernandes

Datas-limites: 2004-2018

Dimensão e Suporte: Acervo textual constituído por 5 caixas, além do acervo audiovisual composto por 16 DVDs (14 cópias) e 05 CDs.

Nomes dos Produtores: Secretaria de Estado de Direitos Humanos – SEDH.

História Administrativa / Biografia:

"O Prêmio Dom Luis Gonzaga Fernandes foi instituído em agosto de 2004, em homenagem a Dom Luis Gonzaga, bispo auxiliar de Vitória e membro da Comissão Teológica e Litúrgica da CNBB, membro do Departamento de Leigos, membro da Comissão Nacional Ampliada das Comunidades Eclesiais de Base e bispo de Campina Grande. Falecido em abril de 2003, Dom Luis trabalhou em defesa dos menos favorecidos, despertando a consciência para a justiça, a solidariedade e a redução das desigualdades sociais.

Além disso, o bispo sempre destacou a figura da mulher na igreja e na sociedade, confiando a elas encargos de liderança em diversos espaços da Igreja de Vitória".

Comunidades Eclesiais de Base e bispo de Campina Grande. Falecido em abril de 2003, Dom Luis trabalhou em defesa dos menos favorecidos, despertando a consciência para a justiça, solidariedade e redução das desigualdades sociais. Além disso, o bispo trabalhou para oferecer destaque à figura da mulher na igreja e na sociedade, confiando a elas encargos de liderança e contribuindo para que a Igreja de Vitória assumisse a face de uma igreja feminina.

O Prêmio Dom Luis Gonzaga se tornou uma forma de reconhecer quem luta pela justiça social, pelo respeito aos direitos humanos e pelo cuidado com o meio ambiente. A entrega do Prêmio acontece sempre na quinta-feira útil que precede o dia 24 de agosto, data em que Dom Luis estaria aniversariando”.

Fonte: https://premiodomluis.es.gov.br/sobre-o-premio. Acesso em: 08 jul. 2021.

Âmbito do Conteúdo: Constam documentos das reuniões da Comissão Especial do Prêmio Dom Luis; Ofícios; Cópias de e-mails; Convites; Certificados; Cartilhas; Revista do Prêmio Dom Luís; Edital de inscrição e/ou indicação ao prêmio; Clippings; Cópias de leis referentes ao prêmio; Roteiro de solenidades; Recibos; Relação de agraciados com o prêmio; Relatórios de projetos sociais; Projeto do regimento do Prêmio Dom Luis; Cópias de discursos.

Sistema de arranjo: Mantida a ordem original do produtor.

Condições de Acesso: Irrestrito.

Instrumento de Pesquisa: Catálogo Prêmio Dom Luis

 

Acervo Online

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard