Renato Pacheco

Nível de Descrição: Fundo.

Código de Referência: BR ESAPEES RP.

Título: Renato Pacheco.

Datas-limites: 1883-2007.

Dimensão e Suporte: Acervo (textual e iconográfico), composto por 109 caixas Poliondas, organizados em pastas de material plástico.

Nomes dos Produtores: Renato Pacheco; Ufes; FDV.

História Administrativa / Biografia: Renato Pacheco nasceu em Vitória, em 16 de dezembro de 1928 e faleceu no mês de março de 2004. Era bacharel em Direito e em História, mestre em Ciências pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo e foi professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Dedicou grande parte da sua vida à docência e à magistratura.

Foi diretor da Fundação Cultural do Espírito Santo, atual Secretaria da Cultura (Secult) e pertenceu à Academia Espírito-Santense de Letras e ao Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (IHGES), do qual foi presidente. Nos últimos anos, já aposentado pela Ufes, atuou na Faculdade de Direito de Vitória (FDV). Como pesquisador e escritor deixou uma vasta produção impressa, tanto em livros quanto em artigos publicados em diferentes meios.

Disponível em: https://www.es.gov.br/Noticia/governo-do-estado-recebe-os-acervos-pessoais-de-milson-henriques-e-renato-pacheco. Acesso em 15/10/2020.

Procedência: Doação familiar.

Âmbito do Conteúdo: Conjunto documental relativo à vida acadêmica, profissional e de Renato Pacheco. No acervo é possível ter acesso diferentes documentos, como documentos familiares e pessoais, originais de livros, estudos, correspondências, recortes de jornais, materiais didáticos, fotografias, cadernos, resenhas, revistas e manuscritos.

Estágio de Tratamento: Organizado.

Condições de Acesso: Irrestrito.

Pontos de Acesso e Indexação de Assuntos: Renato Pacheco; Professor; História; Espírito Santo; Folclore Capixaba; Ufes.

Instrumento de Pesquisa:

Renato Pacheco

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard